artigo

Como a experiência do usuário (UX) afeta a produtividade?

imagem blog
Entenda o que é experiência do usuário (UX) e como a UX afeta a produtividade dos colaboradores de uma empresa.

O conceito de experiência do usuário (UX) surgiu em meados da década de 1990 e foi ganhando cada vez mais importância através dos anos. Atualmente, a UX está presente nas mais diversas empresas, auxiliando na otimização de produtos e serviços digitais. Mas você já se perguntou como a UX afeta a produtividade dos profissionais?

Em uma realidade onde quase tudo é feito através do digital, contar com plataformas digitais adequadas e com boa usabilidade é essencial para as organizações que desejam simplificar e dar maior praticidade aos processos.

Afinal, aplicações com um bom suporte facilitam o dia a dia no trabalho e apresentam menos erros e falhas de sistema que podem afetar o rendimento dos usuários e prejudicar os resultados.

Quer saber mais sobre a importância da experiência do usuário (UX) na produtividade? Continue acompanhando o artigo que preparamos.

O que é UX?

A experiência do usuário, também conhecida como UX ou User Experience, é um conceito criado em meados dos anos 90 por Donald Norman, então engenheiro da Apple. Norman foi um dos primeiros profissionais voltados ao desenvolvimento de práticas direcionadas à experiência do usuário.

De modo simplificado, a UX consiste no que o usuário sente ao utilizar uma aplicação, como site, aplicativo, sistema, plataforma, entre outros. Ou seja, representa toda a experiência do cliente durante o uso de um produto ou serviço.

A UX está focada totalmente no usuário. Portanto, os profissionais da área atuam de forma a otimizar a navegação e a usabilidade das aplicações, garantindo que os usuários tenham boas experiências durante a utilização.

Os especialistas em UX trabalham com diversos elementos, como navegabilidade, design responsivo, conteúdo adequado, layout agradável, entre outros, criando sistemas e promovendo melhorias conforme as necessidades apresentadas pelo público.

Como a UX afeta a produtividade?

Agora que você já sabe o que é UX, confira como esse conceito pode afetar a produtividade das equipes dentro das organizações.

  • Maior eficiência

    Como mencionamos, a grande maioria das atividades do dia a dia são realizadas de forma digital. E nas empresas não é diferente!

    Considerando que as equipes precisam utilizar softwares e plataformas específicas, priorizar uma boa experiência de usabilidade nestes sistemas é essencial para tornar o trabalho dos colaboradores mais eficiente, ágil e produtivo.

  • Otimização do tempo de trabalho

    O uso de um software com boa usabilidade e que proporcione uma experiência do usuário agradável otimiza o tempo de trabalho, pois evita que os colaboradores percam tempo tentando "decifrar" os processos e o funcionamento dos sistemas internos.

Todo gestor deve ter em mente que os colaboradores são os primeiros clientes de uma empresa. Por isso, eles devem ser valorizados tanto quanto o público externo.

Ao incorporar elementos de UX nos sistemas e aplicações utilizadas no dia a dia da organização, a usabilidade das plataformas como um todo é otimizada, garantindo processos mais ágeis, aumentos na produtividade e melhores resultados.

Então, que tal investir em UX no seu negócio?

Se você gostou do artigo e quer conferir mais conteúdos interessantes sobre o universo da tecnologia e o mundo empresarial, continue acompanhando o blog da Go On, consultoria especializada em soluções de apoio à gestão de negócios.

Em nosso blog, você encontra conteúdos exclusivos para ficar sempre por dentro de tudo que interessa para a sua empresa.

Contato

Vamos juntos solucionar seu projeto!