artigo

A evolução do ERP nas empresas

imagem blog
Confira no artigo o que é um ERP, qual a origem desse sistema e como ele vem sendo aplicado nas empresas ao longo dos anos.

Amplamente utilizado nas empresas nos dias de hoje, o ERP já passou por uma série de mudanças e atualizações ao longo de sua história para garantir o melhor desempenho dentro das organizações.

Mas apesar de ser um termo reconhecido no meio da gestão empresarial, o ERP ainda desperta algumas dúvidas.

Se você já utiliza um ERP no seu negócio ou está pensando em implementar este sistema, confira no artigo a história desse sistema, por quais mudanças ele já passou e como sua aplicação nas empresas tem evoluído ao longo dos anos.

O que é ERP?

ERP é a sigla para o termo em inglês Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Na prática, o ERP é um sistema que facilita o fluxo de informações de todos os processos de uma empresa, automatizando procedimentos e integrando diversas funções do negócio, como operacional, administrativa, financeira e transacional.

O objetivo do ERP é digitalizar e automatizar os processos — garantindo maior mobilidade e integração para todos os setores da empresa —, aumentar a agilidade na execução dos processos, otimizar o tempo dos gestores, aumentar a segurança dos dados e promover a economia de recursos do negócio.

De maneira simplificada, o ERP chega para organizar toda a rotina de trabalho de uma empresa através do registro de uma série de dados e informações referentes a funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, produtos, compras, vendas, produção, contabilidade, finanças, etc.

Como o ERP surgiu?

O ERP como as empresas conhecem e utilizam nos dias de hoje evoluiu a partir de seu antecessor, o MRP — Materials Requirements Planning ou Sistemas de Planejamento de Necessidades Materiais, em português, originados na década de 1970.

O MRP fazia uso de computadores para realizar cálculos automatizados e gerenciar listas de materiais em conjunto com os dados de estoque e, desta forma, manter o estoque de materiais no nível mais próximo do ideal possível.

Já em 1981, o modelo foi ampliado, dando origem ao MRP II. Esta versão incorporava a possibilidade de fazer novas análises e ajustes na programação da produção, além de trazer novos recursos, como RH e orçamentários.

O ERP mais próximo dos moldes atuais somente ganhou força na década de 1990, se popularizando principalmente por causa da evolução da comunicação entre sistemas computacionais.

As primeiras versões dos sistemas ERP contavam com funcionalidades de finanças, contabilidade, logística de entrada e saída, RH, vendas, entre outros, gerenciados anteriormente por sistemas isolados.

Com o passar dos anos, o sistema foi evoluindo para atender às demandas das organizações, utilizando-se dos recursos proporcionados pela internet, além de incorporar novos recursos e funcionalidades.

Contudo, nos últimos anos as empresas perceberam que os sistemas ERP on-premises já não conseguiam acompanhar as necessidades de segurança ou tecnologias emergentes — como os smartphones.

Dessa forma, o ERP apresentou um novo modelo de entrega de software como serviço (SaaS - Software as a Service). Ou seja, agora o ERP passa a ser entregue como um serviço em nuvem, sendo executado em uma rede de servidores remotos conectados via internet.

Neste novo "formato", o provedor de nuvem gerencia, corrige e atualiza o software constantemente, reduzindo despesas operacionais e de capital e eliminando a necessidade das empresas contarem com equipes de TI adicionais.

Considerando que o ERP está em constante evolução e abrange cada vez mais novas funcionalidades que aumentam a eficácia dos sistemas dentro das empresas, a presença deste software dentro das organizações nos dias atuais é quase que obrigatória, independente de porte ou ramo de atividade do negócio.

Agora que você já conhece mais sobre a história do ERP e sua evolução no mercado corporativo, que tal incorporar ou modernizar esse sistema na sua empresa?

A Go On Associated é uma consultoria especializada em sistemas ERP JD Edwards, e promove soluções de apoio à gestão de negócios para atender às demandas específicas de cada cliente.

Através das ferramentas JD Edwards, a Go On desenvolve soluções de excelência para adequação e customização de ERP com base nas necessidades identificadas em cada área do negócio do cliente.

Conte com um ERP integrado e moderno para a gestão da sua empresa!

Entre em contato com nossos consultores e saiba mais sobre as soluções da Go On.

Contato

Vamos juntos solucionar seu projeto!